quinta-feira, 12 de junho de 2008

O Curso de Engenharia Física

Duração : 3 anos letivos
Área(s) científica(s): Física
Objetivos: Os objectivos deste curso são os seguintes:
Formar técnicos superiores com uma boa formação de base em Física e Matemática e com saber e experiência na utilização das novas tecnologias baseadas na Física ;
Formar graduados capazes de lidar com problemas tecnológicos complexos interdisciplinares, graças às competências teóricas e experimentais no domínio da Física Aplicada;
Conferir aptidões em diferentes áreas estratégicas para o mercado de emprego
O perfil curricular desta licenciatura está direccionado para o estudo dos fenómenos físicos, nos quais se baseiam a maioria das aplicações tecnológicas de ponta, com um carácter generalista e que tem como objectivo a formação de Licenciados em Engenharia Física multi-competentes. Para além de uma formação sólida em Física e Matemática, a Licenciatura contempla, competências nas áreas de Electrotecnia, Informática, Química, Engenharia Mecânica e Gestão Ambiental. Ao longo da formação de 1º ciclo são asseguradas aptidões específicas no âmbito da computação, electrónica, óptica, materiais, metrologia, criogenia, vácuo e instrumentação que conferem ao Licenciado aptidões na análise e modelação de situações complexas dotando-os com capacidade de resolução de problemas de diversa índole em diferentes sectores industriais.
A Licenciatura em Engenharia Física da UA visa conferir aos seus diplomados competências básicas para o mercado de trabalho ao fim do 1º Ciclo, sem que isso comprometa, porém, a necessidade de obtenção das competências essenciais para a formação de um Engenheiro, nomeadamente através da prossecução de estudos ao nível do 2º Ciclo (mestrado).
saídas profissionais
Os licenciados em Engenharia Física possuem as seguintes competências:
- competências sólidas na resolução computacional de problemas de índole científica.
- competências em instrumentação (tanto de um ponto de vista de electrónica, como o de utilização de instrumentação de alta tecnologia).
- forte preparação matemática.
- sólida formação experimental nas áreas da óptica e fotónica, desenvolvimento e análise de materiais.
Cada aluno tem competências particularmente aprofundadas na área em que desenvolveu um projecto, ou a nível do 1º ciclo, ou da dissertação do 2º Ciclo.
Nesse sentido um Eng. Físico pode desenvolver uma actividade profissional nas seguintes áreas:
- empresas de alta tecnologia. Por exemplo, na indústria dos semicondutores, polímeros, plásticos e papel. Neste campo, o Eng. Físico pode desenvolver novos produtos (actuando em I&D), ou actividades de controlo de qualidade, e eng. de produção.
- empresas de software e I&D, onde desenvolverá software de alta tecnologia, requerendo soluções científicas elaboradas. Inclusivé pode desempenhar um papel determinante desenvolvendo software para a banca (análise e previsão de risco), animação gráfica (filmes e jogos), simulação de biomateriais e biomoléculas para a indústria farmacológica, etc.
- empresas de instrumentação desenvolvendo novos produtos. Por exemplo, nas áreas das telecomucações, instrumentação óptica, aplicações à medicina (por exemplo, imagiologia, radiologiia, física médica de reabilitação, etc), e desenvovimento de novos sensores.
- empresas da nova geração em nanotecnologia e biomedicina.
A formação em Eng. Física é muito abrangente, podendo os nossos diplomados aprofundar a sua formação em áreas muito diversas durante os projectos no 1º e 2º ciclo. O departamento tem áreas de investigação activas em:
- Física Teórica e Computacional
- Física de Materiais e Nanotecnologia
- Óptica, Fotónica e Optoelectrónica
- Física Médica
- Biofísica e aplicações computacionais.
- História e Ensino de Física
- Metereologia e Oceanografia.
- Energias Renováveis.
- Instrumentação e Robótica.

Nenhum comentário: